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terça-feira, 3 de maio de 2011

Dicas para Gerenciar uma equipe.

Gerenciar uma equipe não é nem de longe uma tarefa fácil. Coordenar o fluxo de trabalho, estabelecer expectativas, lidar com conflitos de personalidade: o trabalho do gerente nunca acaba. O bem-estar de uma empresa depende da habilidade do gerente de lidar com infinitos desafios; seu sucesso como gerente quase sempre estará baseado em sua habilidade de manter a equipe motivada ao mesmo tempo que produz resultados de qualidade.

Considerando-se que cada equipe e cada departamento (e cada gerente) é diferente, existem algumas melhores práticas do gerenciamento que podem ajudar a garantir que o trabalho em equipe funcione muito bem e que os funcionários se mantenham felizes e produtivos.

Veja aqui algumas dicas que precisa considerar:

1. Coloque as pessoas certas no lugar certo
Saiba quais são os pontos fortes e as habilidades específicas dos funcionários, e corresponda-os às tarefas de forma adequada. Por exemplo, não faz sentido pedir para que o funcionário A elabore gráficos mensais se o funcionário B tem mais experiência com o Microsoft(R) Excel(R). E se você pedir para que o funcionário C faça uma apresentação para o cliente, mas ele tem medo de falar em público, você está simplesmente induzindo-o a falhar.

Quando as habilidades das pessoas estão adequadamente alinhadas às suas responsabilidades, tanto a produtividade quanto a satisfação no trabalho são muito maiores. Pergunte a opinião dos seus funcionários acerca de seus próprios pontos fortes e fraquezas em vez de confiar somente no seu próprio julgamento.

2. Não culpe nem envergonhe
Os projetos nem sempre saem conforme o planejado. E quando as coisas dão errado, é tentador procurar alguém em quem por a culpa. Contudo, há um jeito melhor de descobrir o que aconteceu e como lidar com os problemas no futuro. Não tire conclusões precipitadas, não acuse ninguém ou faça críticas publicamente; em vez disso, faça uma avaliação para determinar o que aconteceu. Se algumas pessoas específicas têm culpa, converse com elas em particular para saber o outro lado da história e para estabelecer expectativas claras em relação ao futuro.

3. Seja consistente em suas ações e em sua comunicação
Você pode se surpreender com o quanto seus funcionários são observadores. Eles percebem muitas coisas e muito provavelmente falarão sobre elas entre si. Por exemplo, se você permitiu que um funcionário saísse do escritório mais cedo e não deixou que um outro fizesse o mesmo, eles perceberão e discutirão sua atitude. Da mesma forma, a equipe perceberá se você elogia constantemente um funcionário mais do que os outros, causando tensão e desentendimento na equipe. Você precisa se assegurar de lidar com cada um dos membros da equipe de forma igual e justa.

4. Incentive o trabalho em equipe e os resultados colaboradores
Os ambientes onde todos trabalham com afinco e são incentivados a ajudar uns aos outros costumam ser muito bem-sucedidos e divertidos também! Por isso, incentive sua equipe a compartilhar ideias, conversar abertamente e fazer comentários. Você pode fazer isso marcando reuniões regularmente com a equipe, realizando atividades e exercícios para aprimorar o desempenho e recompensando todo o grupo pelos sucessos compartilhados.

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