Pesquisas - Blog e Web

Total de visitas do Blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

Como ser um bom funcionário?

Encontrei este texto e resolvi colocar em meu blog, texto sem alteração, Texto original de: Ana Bailune
Publicado no Recanto das Letras em 24/11/2010
Código do texto: T2634308

Como ser um bom funcionário?

Acho que esta questão vai muito além de apenas fazer o seu serviço e chegar no horário. Vai muito além disso. Ser um bom funcionário significa ser não apenas eficiente, mas eficaz - fazer sempre o melhor, e sempre mais do que poderia fazer. Tentar prever futuros problemas e preparar-se para eles. Contribuir com boas idéias.

Trabalhei em vários lugares em minha vida, e cometi muitos erros. Também vi muitas pessoas cometerem muitos erros, e por isso, enquanto varria a casa hoje de manhã e (não sei bem o motivo) pensava nos meus anos como funcionária, veio-me a idéia de escrever este texto, que classifquei como artigo por falta de opção melhor.

Como ser um bom funcionário?

- Evite fofocas. Não fale mal de ninguém, e se alguém vier falar mal de outra pessoa com você, dê uma desculpa e fuja correndo! Algumas pessoas gostam de incentivar os outros a falar mal do chefe, e depois, correm para contar a ele. Não caia nessa armadilha!

-Chegue sempre no horário.

-Não deixe seu serviço acumular-se até a sexta-feira. Faça tudo com calma, e se precisar fazer alguma coisa correndo, revise depois.

-Se cometer erros, assuma-os! Não tente jogar a culpa em seus colegas de trabalho. Prontamente, desculpe-se tente achar uma solução para o problema que você criou. Se o erro acarretar-lhe uma bronca do chefe, engula seu orgulho.

-Chefe é chefe. Mesmo que ele o trate como a um amigo íntimo, lembre-se de que ele é o chefe, e se você tratá-lo da mesma forma, ele poderá um dia colocar você de volta em seu lugar ; basta que ele esteja de mau-humor. Daí, você ficará se sentindo injustiçado, e odiará seu chefe! Trate seu chefe bem, com respeito e cordialidade. Chefe é chefe!

-Faça sempre um pouco mais do que seu trabalho ou posição exigem. Colabore. Ofereça-se de vez em quando para participar de um novo projeto. Mostre boa vontade!

-Se tiver algum problema com outro funcionário, tente resolver da melhor forma possível, sem permitir que o mal-entendido se estenda mais que o necessário. Mesmo assim, se você se sentir sabotado ou ameaçado de alguma forma, fale com seu chefe. Eu não falei, guardando a situação para mim mesma, e o resultado foi o pior possível! Não proteja maus colegas.

-Jamais peça um aumento de salário se você não estiver disposto a demitir-se, caso ele não seja concedido. Antes de pedir um aumento, cheque o mercado de trabalho. Mande currículos, compareça a entrevistas de emprego e deixe alguma coisa engatilhada. Se você pede um aumento e, após a negativa do chefe, continua trabalhando na mesma empresa, será visto como um frouxo sem força de vontade. provavelmente, jamais conseguirá um bom salário.
Caso você peça o aumento e o chefe decida estudar o seu caso, pergunte a ele quando você terá uma resposta, e passado o prazo, fale com ele novamente.

-Jamais peça um aumento colocando-se em uma posição de vítima, tipo: "Estou com dificuldades financeiras", ou "O Júnior está doente." Ao invés disto, fale sobre algum projeto no qual você teve sucesso, ressaltando suas qualidades como bom funcionário. Se você não tem nenhuma... não peça um aumento...

-Participe das confraternizações de aniversário e final de ano; seja sociável, mas lembre-se de não encher a cara e tornar-se inconveniente! Já vi pessoas pagando micos históricos e destruindo totalmente a própria imagem diante do chefe, de clientes e de outros funcionários.

-Aceite elogios com humildade, e não descanse sobre os louros!

-Saiba alegrar-se pelo colega que foi elogiado, ao invés de sentir inveja dele.

-Se você trabalha em uma companhia há mais de um ano e nunca recebeu um aumento, a meu ver, está na hora de procurar outro emprego...

-Não seja o bonzinho do escritório, o que faz tudo para todo mundo, inclusive ficar no serão a semana toda para que os outros possam comparecer a compromissos sociais. Não sirva cafezinhos o tempo todo (a não ser que esta seja a sua função), e nem deixe que colegas de trabalho passem a dar-lhe ordens, 'crescendo' em cima de você. Há maneiras de evitar este tipo de coisa sem causar discussões: basta demonstrar auto-confiança e aprender a dizer 'não' quando este for o caso, mas não seja grosseiro.

-Não tente crescer em cima de outros funcionários, pois o papel de manda-chuva não cai bem a ninguém!

-Não pense que o chefe é uma peste só porque ele não liberou você na quinta feira para ir acampar com os amigos! Sua obrigação é trabalhar a semana toda, e liberá-lo ou não, é uma opção do chefe. Não fique reclamando, dizendo a todo mundo que ele está 'de marcação' com você.

-Conheça seus direitos de trabalhador, e faça-os valer, se necessário! Não tenha medo do seu chefe, principalmente, se ele estiver errado.

-Seja amigo de todos, mas respeite seu local de trabalho. Evite falar de problemas pessoais, contar piadas, receber seus amigos e familiares, ficar pendurado no telefone o tempo todo, encher a escrivaninha com fotos de família e coisas deste tipo. Estas coisas até podem ser feitas, mas fora do horário de expediente.

Bem, é isso que eu acho.

Texto de: Ana Bailune
Publicado no Recanto das Letras em 24/11/2010
Código do texto: T2634308

Nenhum comentário: